segunda-feira, 21 de junho de 2010

Portugal atropela Coreia do Norte e aplica maior goleada da Copa até agora


Antes de Portugal x Coreia do Norte começar pelo grupo G, a expectativa era bem diferente do que poderia acontecer, pelo o que as duas seleções apresentaram na primeira rodada. Mas a postura dos dois times foi bem distinta durante o jogo, com os nortecoreanos atacando de igual pra igual com os portugueses e abrindo muito espaço para o talento luso. Reflexo que no final em Cape Town deu em Portugal 7x0 Coreia do Norte, a maior goleada da Copa do Mundo até o momento.

A seleção europeia chegou modificada em relação ao empate com a Costa do Marfim, com quatro modificações, e ao longo do duelo as mudanças surtiram efeito. O primeiro tempo teve certo equilíbrio até a metade do período, com vários arremates dos dois lados.

A Coreia, diferente do que fez contra o Brasil, foi para frente, principalmente com o atacante Tae-Se Jong, tentar pelo menos um empate com Portugal, mas a diferença técnica foi eminente, e com o tempo foi dando espaço para os lusos. E aos 28 minutos Tiago enfiou grande passe para Raul Meireles fazer 1x0. Gol que foi o caminho para goleada na etapa final.

Após o intervalo, a seleção portuguesa teve mais tranquilidade ao tocar a bola e foi envolvendo os asiáticos. Aos 8, Em linda troca de passes entre Raul Meireles, Hugo Almeida e Simão, saiu o segundo de Portugal, com o último concluindo. Aos 10, a equipe comandada por Carlos Queiroz ampliou, com Hugo Almeida, de cabeça.

O time da Coreia do Norte não conseguia mais trocar passes no campo de ataque, e Portugal continuou o ritmo acelerado: aos 15 minutos, Tiago chegou de trás, após passe de Cristiano Ronaldo e fez 4x0. O quinto gol foi realizado com uma jogada entre dois atletas que estavam no banco de reservas e entraram no decorrer da partida: Duda passou, o zagueiro nortecoreano falhou, e o luso-brasileiro Liédson fuzilou Myong-Guk.


C.Ronaldo (à direita) demorou, mas deixou um na goleada de Portugal. Foto: Getty Images

Faltava o gol de Cristiano Ronaldo. Depois de mandar uma bola na trave aos 25, o astro português finalmente desencantou aos 43, depois de driblar o goleiro e concluir com a meta vazia: 6x0. E Tiago, de cabeça, definiu o último de Portugal, que fez 7x0 na Coreia do Norte, eliminada.

Os lusos não perdem há 17 jogos, contando também amistosos e jogos de eliminatórias. A última derrota dos portugueses foi justamente contra o próximo adversário dos europeus na Copa, o Brasil, no 6x2 em Brasília, em amistoso no final de 2008.

Os asiáticos encerram a participação no Mundial na sexta-feira, contra a Costa do Marfim. No mesmo dia, Portugal encara os brasileiros, para definir a liderança do grupo G.

FICHA TÉCNICA
PORTUGAL 7 X 0 COREIA DO NORTE


Local: Estádio Green Point , Cidade do Cabo, AFS
Data: 21/06/2010 (segunda-feira)
Horário: 8h30 (de Brasília)
Árbitro: Pablo Pozo (CHI)
Auxiliares: Patrício Basualto (CHI) e Francisco Mondria (CHI)
Cartões amarelos: Chol-Jin (Coreia do Norte); Pedro Mendes e Hugo Almeida (Portugal).
Gols: Raul Meireles, aos 28 minutos do primeiro tempo; Simão Sabrosa, aos 8; Hugo Almeida, aos 10; Tiago, aos 15; Liédson, aos 35; Cristiano Ronaldo, aos 43 minutos; Tiago, aos 44 minutos do segundo tempo.

PORTUGAL: Eduardo; Miguel, Bruno Alves, Ricardo Carvalho e Coentrão; Pedro Mendes, Raul Meireles (Miguel Veloso) e Tiago; Cristiano Ronaldo, Hugo Almeida (Liédson) e Simão Sabrosa (Duda). Técnico: Carlos Queiroz.

COREIA DO NORTE: Myong-Guk; Jun-Il, Nam-Chol (Kin-Il), Jong-Hyok (Song-Chol), Kwang-Chon e Chol-Jin; In-Guk (Jong-Jun), Yong-Hak, Yun-Nam e Yong-Jo; Jong Tae-Se. Técnico: Kim Jong-Hun.

Por: Márcio Donizete

Nenhum comentário:

Postar um comentário