terça-feira, 29 de junho de 2010

Paraguai elimina Japão nos pênaltis e pela primeira vez é quadrifinalista da Copa


Depois de 120 minutos sem gols e pouca emoção, o Paraguai passou para as quartas de final da Copa do Mundo, derrotando o Japão nos pênaltis: 5x4, em Pretória. Pela primeira vez na história os paraguaios ficam entre os oito da Copa. Agora eles esperam o vencedor de Espanha x Portugal, que se enfrentam logo mais.

O primeiro tempo foi escasso de emoção, caracterizado pela forte marcação. A primeira chance do jogo apenas surgiu apenas aos 20 minutos, com Lucas Barrios, que invadiu a área e arrematou, pra boa defesa com o pé de Kawashima. Os japoneses responderam em seguida com Okubo, que mandou no travessão de Villar.

O Paraguai retornou com perigo ao ataque aos 28, com Santa Cruz, mas ele errou na conclusão. Os “Samurais Azuis” só foram criar outra oportunidade aos 39 minutos, quando Honda bateu da entrada da área, mas a bola passou à direita do gol.

Na etapa final os técnicos começaram a mudar a cara de suas respectivas equipes, colocando jogadores do banco de reservas. Mas o panorama da partida não mudou. Com a marcação no meio campo, a primeira jogada que resultou em finalização surgiu aos 17 minutos, com a cabeçada do brasileiro naturalizado japonês Túlio Tanaka, que ganhou de Santa Cruz e a bola passou perto de Villar.


Paraguaios e japoneses fizeram jogo fraco em Pretória. Foto: AFP

Os sulamericanos arriscaram com Barreto, que entrou durante o segundo tempo, mas a bola chegou fraca para o goleiro Kawashima. Até o fim do tempo regulamentar, os times se seguraram no meio e não criaram mais nada. O jogo foi para a prorrogação e mais 30 minutos para tirarem o zero do placar.

E o "extra time" iniciou mais emocionante que o duelo no tempo normal. Logo no primeiro minuto, Kengo Nakamura chutou cruzado e a bola desviou na defesa paraguaia. No escanteio, Okazaki subiu de cabeça, mas sem direção e a Jabulani foi pra fora.

O Paraguai cresceu com as chances dos asiáticos e melhoraram. Aos 5, Barrios tentou de cabeça, pra fácil defesa de Kawashima. Aos 8 minutos, Valdez ficou cara a cara com o arqueiro japonês, que fez grande defesa na pequena área. O Japão respondeu de falta (ponto forte da equipe), com Honda, e Villar fez boa defesa do lado esquerdo do gol. Ainda houve outra oportunidade com Barreto, depois de dividida, mas a bola foi por cima de Kawashima.

No último período da prorrogação o cansaço era eminente, o que fez o jogo cair novamente em qualidade. Só aos 11 minutos que os "Samurais Azuis" obtiveram grande oportunidade com Tamada, que chegou na frente de Villar e tocou para trás, Kengo Nakamura não chegou a tempo de finalizar e jogou fora a classificação dos japoneses no tempo regulamentar. Final de 0x0 em Pretória. Decisão por pênaltis à vista.

Nas penalidades máximas, finalmente saíram gols. Barreto, Barrios e Riveros converteram para os paraguaios. Endo e Hasebe fizeram para o Japão, mas na terceira cobrança Komano errou para os asiáticos, mandando na trave. Valdez e Cardozo não desperdiçaram e deram a classificação para as quartas de final para os sulamericanos, 5x4.

FICHA TÉCNICA
PARAGUAI 0(5) X 0(4) JAPÃO


Local: Estádio Loftus Versfeld, em Pretória, AFS
Data: 29/06/2010 (terça-feira)
Horário: 11h (de Brasília)
Árbitro: Frank de Bleeckere (BEL)
Assistentes: Peter Hermans e Walter Vromans (ambos BEL)
Cartões amarelos: Riveros (Paraguai); Matsui, Nagatomo, Honda e Endo (Japão)

PARAGUAI:
Villar; Bonet, Da Silva, Alcaráz e Morel Rodríguez; Ortigoza (Barreto), Riveros e Vera; Benítez (Haedo Valdéz), Santa Cruz (Cardozo) e Barrios. Técnico: Gerardo Martino.

JAPÃO: Kawashima; Komano, Nakazawa, Marcus Tulio Tanaka e Nagatomo; Abe (Kengo Nakamura), Matsui (Okazaki), Endo, Hasebe e Honda; Okubo (Tamada). Técnico: Takeshi Okada.

Por: Márcio Donizete

Nenhum comentário:

Postar um comentário