Suíça e Honduras entraram em campo tendo objetivos muito distintos. Enquanto a seleção da América Central tinha chances remotíssimas de classificação e jogava por uma despedida honrosa da Copa do Mundo, a seleção da Suíça entrou em campo tendo de vencer sua partida pelo placar mínimo e torcer para que a Espanha derrotasse o Chile por 2x0 ou mais, ou então ela, Suíça, vencer por mais de 2x0 Honduras e torcer por qualquer derrota do Chile, ou empate na partida simultânea, esse último resultado combinado com a vitória suíça eliminaria a Espanha.
O jogo
A Suíça no futebol nunca teve uma boa equipe, mas a atual seleção ficou marcada pela sua eficiência defensiva, batendo o recorde de minutos sem tomar gol em Copas do Mundo, que pertencia a Itália. O sistema defensivo da Suíça é digno de elogios, teve sua meta violada apenas uma vez, na derrota por 1x0 para o Chile, mas nessa partida a seleção européia teve de sair para o jogo, e visivelmente mostrava toda a sua fragilidade no ataque.
Apesar da Suíça necessitar do resultado quem tomou a iniciativa de atacar foi Honduras, tentando encaixar ataques rápidos e com maior posse de bola, mas quem chegou primeiro foi a Suíça. Aos 10 minutos chegada pela esquerda de ataque, no chute o meia, Tranquilo Barnetta mandou a esquerda do gol.
O jogo continuou com a Suíça errando muitos passes no campo ofensivo e também no defensivo, com muitas dificuldades na saída de bola, mas conseguiu chegar novamente com Barnetta, dessa vez pela direita, o meia do Bayer Leverkusen cruzou a bola na medida para Derdyok, que cabeceou tirando do goleiro e do gol.
O primeiro tempo terminou com essa tônica, muitos erros de passes, e a Suíça chegando apenas em algumas bolas paradas ou com Barnetta pelas pontas.
No segundo tempo, Honduras começou a acreditar mais na vitória e partiu para cima. Aos 7 minutos Alvarez se livra da marcação e cruza na cabeça de Suazo, que deu uma bela testada na bola, que passou a direita de Benaglio.
Aos 15 minutos a Suíça conseguiu chegar, mais uma vez com Barnetta. Dessa vez Barnetta fez boa jogada na entrada da área e chutou pro gol, obrigando o goleiro Valladares a fazer ótima defesa.
Jogadores decepcionados com o resultado. Foto: Getty Images
Mas quem ainda mandava na partida era Honduras, que teve uma ótima chance de abrir o placar nos pés de Suazo, aos 25 minutos, o atacante do Gênoa chutou de frente pro goleiro Benaglio, que fez ótima intervenção.
A Suíça melhorou com a entrada de Frei, mas Honduras levava mais perigo em contra-ataques velozes, enquanto a Suíça mostrava um futebol muito pobre de quem só sabe jogar se defendendo, e quando precisa criar jogadas de ataque não tem nenhuma criatividade do meio para frente.
Aos 46 minutos ainda deu tempo para mais uma grande chance de Honduras, escanteio cobrado, o goleiro Benaglio saiu vendido no lance e a bola passa paralelamente a linha do gol por 3 jogadores hondurenhos, sem ninguém conseguir empurrar a pelota pro fundo do gol vazio.
Com isso terminou a partida, com as duas seleções eliminadas e Honduras se despedindo da Copa sem marcar nenhum gol.
FICHA TÉCNICA
SUÍÇA 0 x 0 HONDURAS
Local: Estádio Free State, em Bloemfontein (África do Sul)
Data: 25 de junho de 2010 (Sexta-feira)
Horário: 15h30 (de Brasília)
Árbitro: Hector Baldassi (Argentina)
Assistentes: Hernán Maidana e Ricardo Casas
Cartões Amarelos: Fernandes (Suíça); Chavez, Thomas, Palacios e Suazo (Honduras)
SUÍÇA: Diego Benaglio, Stephan Lichtsteiner, Von Bergen, Stephane Grichting e Reto Ziegler; Gokhan Inler, Benjamin Huggel (Shaqiri), Tranquillo Barnetta e Gelson Fernandes (Yakin); Derdiyok e Blaise N'Kufo (Frei)
Técnico: Ottmar Hitzfeld
HONDURAS: Noel Valladares, Sabillon, Osman Chávez, Bernardez e Maynor Figueroa; Palacios, Thomas, Alvarez e Nuñes (Martínez); Palacios (Georgie Welcome) e David Suazo (Turcios)
Técnico: Reinaldo Rueda
por Aldir Junior
Nenhum comentário:
Postar um comentário