terça-feira, 22 de junho de 2010

África do Sul ganha, França dá novo vexame e ambos são eliminados



A partida em Bloemfontein começou com a França com mais posse de bola, dominando a partida tentando rondar a área sul-africana, mas não conseguia ser mais efetiva, mesmo se mostrando mais disposta a jogar e com mais vontade com relação as partidas anteriores.

A África do Sul conseguia chegar apenas na intermediária francesa por meio de contra-ataques frustados na marcação dos azuis. Mas numa bola parada, cobrança de escanteio de Tshabalala, Lloris saiu muito mal e aí ficou fácil para Khumalo abrir o placar.

Aos 25 minutos em bola disputada na área, Gourcuff deixou o braço no rosto do adversário, que caiu desacordado em campo, o árbitro Oscar Ruiz expulsou o meia francês.

Com um a menos a França recuou, e a África do Sul se lançou definitivamente ao ataque, ainda esperando um gol na partida entre Uruguai x México para, quem sabe, poder se classificar, e aos 37 minutos após jogada pela esquerda, Gallas corta a bola para trás e sobra para Mphela marcar o segundo gol dos sul-africanos e dar ainda mais esperanças a seleção do país sede. As esperanças da África do Sul aumentaram quando Suarez fez 1 à 0 para o Uruguai contra o México. Nesse momento os "Bafana-Bafanas" precisavam de mais dois gols para conseguir a classificação, mas o primeiro tempo terminou 2x0 para os donos da casa.

No segundo tempo os sul-africanos começaram buscando o gol, mas sem muito perigo a Lloris. Mas aos 8 minutos, depois de uma bela jogada trabalhada, Tschabalala deu um passe maravilhoso para Mhpela na cara do goleiro francês, o atacante tirou do arqueiro, mas a bola bateu caprichosamente na trave e saiu.

Choro dos torcedores sul-africanos após eliminação. Foto: Getty Images

A África do Sul tentava fazer os gols, buscava sempre o ataque, mas num descuido da zaga, aos 25 minutos da etapa derradeira veio o castigo para o time comandado por Carlos Alberto Parreira. Num contra-ataque francês, Sagna tocou para Ribery, livre na direita que rolou para Malouda, no meio, diminuir. África do Sul 2x1 França.

Depois do gol os "Bafana-Bafanas" desanimaram, precisariam de um improvável 5x1 para se classificarem, mesmo assim tiveram boas chances de marcar mais gols, mas não conseguiram mexer no placar. Final de jogo: África do Sul 2x1 França.

Carlos Alberto Parreira quebrou dois tabus com esse jogo, de não ter vencido nenhum jogo por Copas sem ser pelo Brasil, e de nunca ter vencido a França na história. A seleção da África do Sul ganhou seu primeiro jogo na Copa do Mundo e deixou uma boa impressão, apesar de ser a primeira seleção anfitriã da história das Copas a ser eliminada na primeira fase.

FICHA TÉCNICA
França 1 x 2 África do Sul


Local: Estádio Free State, em Bloemfontein (África do Sul)
Data: 22/06/2010, terça-feira
Horário: 11h (horário de Brasília)
Árbitro: Óscar Ruiz (COL) 
Assistentes: Humberto Clavijo (COL) e Abraham Gonzalez (COL)
Cartão Amarelos: Diaby (França)
Cartão Vermelho: Gourcuff (França)
Gols: Khumalo, aos 20, e Mphela, aos 37 do primeiro tempo, para a África do Sul. E Malouda, aos 25 da segunda etapa, para a França.


FRANCA: Lloris; Sagna, Gallas, Squillaci e Clichy; Diarra (Govou), Diaby e Gourcuff; Ribéry, Gignac (Malouda) e Cissé (Henry).
Técnico: Raymond Domenech

ÁFRICA DO SUL: Josephs; Ngcongca (Gaxa), Mokoena, Khumalo e Masilela; Sibaya, Khuboni (Modise), Pienaar e Tshabalala; Mphela e Parker (Nomvethe).
Técnico: Carlos Alberto Parreira



por Aldir Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário