domingo, 20 de junho de 2010

Empate sofrível da Azzurra deixa tudo embolado no grupo F


Era para ser um jogo de reabilitação da Azzurra, mas o que se viu foi quase uma zebra passeando no Mbombela Stadium, em Nelspruit. Aos 8 minutos, os All Whites, o time de futebol neozelandês, abriu o marcador com Smelz. "Smells like teen spirit"? Kurt Cobain, se vivo fosse, iria gostar.

O gol da Nova Zelândia foi polêmico porque Eliot cobrou a falta, teve um desvio de Cannavaro, que fura, mas a bola antes bateu em Reid que colocava Elliot em impedimento. Um gol irregular, mas a zebra passeava. Cannavaro demonstrou que a aposentadoria está próxima. Nem lembrava o craque da Copa da Alemanha

Zambrotta e Wood disputam bola. Foto: FIFA

A Itália começou a dar sufoco para evitar um vexame histórico da campeã do mundo em 2006. Aos 18 minutos, Chielini mandou para o gol, mas a bola foi pra fora. Zambrotta e Iaquinta tentam também. Aos 26, Montolivo bate na trave, de fora da área. Pressão italiana. Tutto buona gente. Aos 27, Chielini manda pra área e De Rossi é puxado por Smith. Penalidade máxima. Aos 28, Iaquinta cobra penalti, marca e a Azzurra empata. Belíssima cobrança de Vincenzo Iaquinta.

O segundo tempo foi morno, com a Itália, sofrível. Roberto Rossato, vice-campeão como jogador em 1970, que falecera e por esse motivo levou a squadra azzurra a usar uma tarja preta na manga da camisa, deveria estar se revirando no túmulo diante da terrível apresentação italiana. O que a Itália precisava era alguém que ligasse a defesa ao ataque, alguém do nível de Pirlo, que ainda está machucado.

O que mais se viu nessa segunda etapa foi o ataque italiano partindo em marcha lenta para cima de uma Nova Zelândia que só se defendia para manter um empate histórico em seu futebol que tem menos expressão que o rúgbi.

No final da peleja, a Itália tentou dar um gás. Mas Wood, aos 37, mandou a bola a centímetros da trave e aos 43, Camoranesi que entrou na partida no lugar de Pepe, arriscou, de longe.

Iaquinta lamenta gol perdido. Foto: FIFA

Conclusão: a Nova Zelândia ainda tem chances de se classificar e a Itália que não teve Totti, Luca Toni, Del Piero e Cassano, que não foram convocados pelo técnico campeão Marcelo Lippi, se encontra em maus lençois. Haja vuvuzela na terra da Bota. Capisce? Um jogo para a Azzurra esquecer. Cannavaro deveria se aposentar e se esconder na Sicília após a partida irreconhecível que jogou. Os italianos podem até ter os jogadores mais bonitos, mas o futebol é muito feio. Vexame em verde, vermelho e branco. Um 1x1 melancólico.

FICHA TÉCNICA
ITÁLIA 1 X 1 NOVA ZELÂNDIA


Local: Estádio Mbombela, em Nelspruit, AFS
Data: 20/06/2010 (domingo)
Horário: 11h (de Brasília)
Árbitro: Carlos Batres (GUA)
Auxiliares: Leonel Leal (CRC) e Carlos Pastrana (HON)
Gols: Smeltz (Nova Zelândia), aos 6; Iaquinta (de pênalti – Itália), aos 27 minutos do primeiro tempo.
Cartões amarelos: Fallon e Smith (Nova Zelândia).

ITÁLIA: Marchetti, Gianluca Zambrotta, Fabio Cannavaro, Giorgio Chiellini e Domenico Criscito; Daniele de Rossi, Simone Pepe (Camoranesi), Ricardo Montolivo e Claudio Marchisio (Pazzini); Gilardino (Di Natale) e Iaquinta. Técnico: Marcelo Lippi.

NOVA ZELÂNDIA: Paston, Reid, Nelsen e Smith; Bertos, Elliott, Vicelich (Christie) e Lochhead; Killen (Barron), Fallon (Wood) e Smeltz. Técnico: Ricki Herbert. 

Por: Anna Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário