segunda-feira, 21 de junho de 2010

Chile bate Suíça, mas suíços batem recorde sem levar gols


A partida entre suíços e chilenos foi marcada por um recorde na história das Copas. A Suíça bateu a marca da Itália de 550 minutos sem levar gols em mundiais, mas aos 29 minutos do segundo tempo a defesa foi vazada, com Mark González (que entrou no segundo tempo), que fez o gol da vitória do Chile por 1x0, em Port Elizabeth, colocando a classificação antecipada dos sulamericanos bem próxima.

O jogo não teve muitas oportunidades de conclusão de ambos os lados, mas foi pegado na marcação, principalmente do lado suíço, que dava pouco espaço para os chilenos. Aos 31 minutos, o Chile enfim poderia ter mais espaço, com a expulsão de Behrami, por agressão em Vidal, deixando a Suíça com um a menos.

Momento para os sulamericanos atacarem, e Beausejour aos 40 cruzou para Sanchéz, mas Benaglio estava atento e defendeu. Para recompor o meio campo dos europeus, o técnico Ottmar Hitzfeld sacou o centro-avante Frei e colocou Barnetta.

Na etapa final o jogo cresceu, e Marcelo Bielsa, treinador do Chile, promoveu as entradas de Jorge Valdívia e González, dando mais criatividade no meio campo da equipe. E realmente as mudanças surtiram efeito, e o gol que furaria o bloqueio da Suíça sairia no chute de Sanchéz, mas o árbitro anulou por impedimento.


Jogadores do Chile comemoram o gol da vitória contra suíços. Foto: AFP

A pressão chilena era eminente, e aos 29 minutos, saiu o gol que acabou com o tempo de gols sem leva dos suíços: Paredes levantou e Mark González mandou de cabeça. Com a ajuda da trave, a bola entrou no fundo da meta de Benaglio: 1x0. Após a abertura do placar, os chilenos criaram pelo menos mais duas chances, mas sem sucesso. E viram ainda, no final da partida, Derdyok perder grande chance. Final Chile 1x0 Suíça.

Na última rodada, os sulamericanos enfrentam a Espanha, podendo empatar para ser líder do grupo H, fugindo de um provável duelo com o Brasil. Os europeus jogam com Honduras, precisando da vitória para seguir na Copa.

FICHA TÉCNICA
CHILE 1 X 0 SUÍÇA


Local: Estádio Nelson Mandela Bay, em Porto Elizabeth, AFS
Data: 21/06/2010, segunda-feira
Horário: 11h (de Brasília)
Árbitro: Khalil Al Ghamdi (SAU)
Assistentes: Hassan Kamranifar (IRN) e Saleh Al Marzouqi (EAU)
Cartões amarelos: Suazo, Carmona, Ponce, Matias Fernandez, Medel e Valdívia (Chile) e Nkufo, Barnetta e Inler (Suíça)
Cartão vermelho: Behrami
Gol: Mark Gonzaglez (Chile), aos 29 do segundo tempo.

CHILE: Bravo; Medel e Ponce e Jara; Isla, Carmona, Matías Fernández (Paredes) e Vidal (Mark Gonzalez); Alexis Sánchez, Beausejour e Suazo (Valdívia). Técnico: Marcelo Bielsa.

SUÍÇA: Benaglio; Lichtsteiner, Von Bergen, Grichting e Ziegler; Inler, Huggel e Behrami e Gelson Fernandes (Bunjaku); Frei (Barnetta) e Nkufo (Derdiyok). Técnico: Ottmar Hitzfeld.

Por: Márcio Donizete

2 comentários:

  1. A foto postada é do Alexis Sanchez e nao do Mark Gonzalez, autor do gol.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela observação Mateus, foi um erro que me passou despercebido. Coloquei outra foto no lugar, pra ligar com o texto. Valeu.

    =)

    ResponderExcluir