quinta-feira, 17 de junho de 2010

Grécia marca primeiro gol em Copas e vence Nigéria


Após derrotas na primeira rodada, a Nigéria do goleiro Enyeama, que pegou tudo na partida contra a Argentina, enfrentou a Grécia, que parecia ser o saco de pancadas do grupo e que havia sido derrotada pela Coréia do Sul na rodada inicial.

O jogo

A partida começou estudada, com erros de passe de ambas equipes, o que deixou a impressão de que o jogo seria mais um jogo sonolento e de poucas emoções. Mas aos 16 minutos, em um lance despretensioso, falta cobrada no meio esquerdo da intermediária de ataque da Nigéria, Uche cobrou, e a bola passou por todo mundo sem desviar em ninguém e entrou. Nigéria 1 à 0.

Com 33 minutos de bola rolando, após disputa de bola na lateral do campo, o nigeriano Sani Keita perdeu a cabeça e tentou agredir com um chute um jogador grego. O árbitro colombiano Oscar Ruiz não teve dúvidas e expulsou direto o jogador. Após esse lance a Grécia se lançou ao ataque, e com o treinador da Grécia trocou um de seus zagueiros pelo atacante Samaras, o que fez o time grego mais ofensivo ainda.

Depois de uma enorme pressão, os gregos conseguiram empatar o jogo num chute de Salpingidis, desviado nas costas de Torosidis e que acabou dentro do gol nigeriano. Esse foi o primeiro gol da Grécia na história das Copas do Mundo. A torcida e os jogadores comemoraram demais o gol.

Gregos comemoram primeiro gol em Copas. Foto: FIFA.com

No segundo tempo a pressão da Grécia continuou forte, com maior posse de bola. O time helênico teve sempre o domínio do jogo com maior posse de bola, mas em contra-ataque rápidos a Nigéria levava certo perigo.

Aos 14 minutos do segundo tempo Gekas recebeu a bola dentro da área, de frente para Enyeama, depois de cabeçada errada de Yobo, o atacante perdeu um gol incrível com uma grande intervenção do goleiro nigeriano. No contra-ataque desse lance, a Nigéria teve uma grande chance, Obasi recebeu a bola e deixou Yakubu livre na frente do gol, que perdeu a chance após defesa de Tzorvas, depois disso a bola sobrou pra Obasi, que livre, sem goleiro chutou pra fora.

Enyeama estava se consagrando com várias defesas importantíssimas, até que aos 26 minutos num chute fraco de Tziolis, o goleiro rebateu e a bola sobrou para Torosidis marcar o gol que daria a primeira vitória da Grécia em Copas do Mundo.

Ficha do Jogo:

Local: Estádio Free State, em Bloemfontein, AFS

Data: 17/06/2010 (quinta-feira)
Horário: 11h (horário de Brasília)
Árbitro: Oscar Ruiz (COL)
Assistentes: Abraham Gonzalez (COL) e Humberto Clavijo (COLL)
Gols: Uche (Nigéria), aos 15 minutos, e Salpingidis (Grécia), aos 43 do primeiro tempo. E Torosidis (Grécia) aos 26 do segundo tempo. 
Cartões amarelos: Sokratis Papastopoulos, Torosidis, Tziolis e Samaras (Grécia); Haruna e Obasi (Nigéria)
Cartão vermelho: Kaita (Nigéria)

GRÉCIA: Tzorvas; Vyntra, Papadopoulos, Papastathopoulos (Samaras), Kyrgiakos e Torosidis; Tziolis, Katsouranis, Karagounis e Salpingidis; Gekas (Ninis). Técnico: Otto Rehhagel

NIGÉRIA: Enyeama; Odiah, Yobo, Shittu e Taiwo (Echiejile, depois Afolabi); Kaita, Etuhu, Haruna e Ucbe; Ayegbeni e Odemwingie (Obasi). Técnico Lars Largeback.


Por: Aldir Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário