domingo, 20 de junho de 2010

Brasil derrota marfinenses em jogo violento e se classifica para oitavas



A partida começou logo com uma boa chance do Brasil, Robinho e Kaká tabelam pelo meio, a bola sobre pra Robinho que de longe tenta encobrir o goleiro Barry, da Costa do Marfim, mas a bola sai assustando o arqueiro.

A Costa do Marfim parecia que iria ao estádio Soccer City com uma proposta de marcação, esperando o Brasil jogar para aproveitar os contra-ataques, mas os papeis se inverteram quando a seleção brasileira começou a jogar na defensiva depois dos "Elefantes" verem que o "bicho papão" não era tão feio assim e tentar partir para o ataque. Com saídas de jogo velozes e algumas tentativas de cruzamento para a área brasileira os marfinenses rondavam a área do Brasil, mas sem levar um perigo real ao gol de Julio Cesar.

Em contra-ataques e principalmente pela direita o Brasil tentava sair para o jogo, com Michel Bastos pela esquerda pouco acionado, e quando recebeu a bola não tinha domínio de bola, e Kaká, sem inspiração no ataque, tentando pouco as suas famosas arrancadas e perdendo a bola facilmente no meio campo apagados, o jogo do Brasil fluia mais pela direita, a exemplo do jogo contra a Coréia do Norte.

Na recuperação de bola a seleção brasileira encaixou uma jogada de velocidade, Robinho toca pra Luis Fabiano, que passa de calcanhar para Kaká que devolve a bola pro atacante que se livra do zagueiro e marca um lindo gol. Brasil 1 à 0.

Brasileiros comemoram gol. Foto: FIFA

No restante do primeiro tempo o Brasil tinha uns lampejos de algumas boas jogadas, mas não conseguia encaixar seu jogo de contra-ataque, enquanto os marfinenses não conseguiam levar perigo ao gol de Julio Cesar, que pouco trabalhou.

No segundo tempo, logo aos 5 minutos Luis Fabiano chapelou dois adversários na entrada da área e chutou de esquerda no canto do goleiro para aumentar. Seria um golaço se Luis Fabiano não tivesse ajeitado a bola com o braço duas vezes antes de chutar. No replay da televisão apareceu o atacante e o árbitro da partida perguntando para o camisa 9 se a bola havia batido em seu braço e Luis Fabiano negando, logo após o árbitro bateu no ombro e deu um sorriso.



O Brasil conseguiu chegar mais a meta marfinense depois do gol, até porque a Costa do Marfim precisou sair para buscar o placar e assim que o jogo do Brasil se encaixa melhor, no contra-ataque. Aos 17 minutos Kaká recebe na esquerda e cruzou para Elano marcar o terceiro gol brasileiro. Cinco minutos após marcar o gol, Elano sofre uma falta muito violenta de Tiote, que acerta com a sola da chuteira a canela do brasileiro, o árbitro nem falta marcou e Elano saiu substituído de maca.

Drogba pede cartão para Kaká que implora para não receber. Foto: FIFA

Depois disso, A Costa do Marfim abdicou de jogar futebol e em várias jogadas muito violentas, acobertadas pelo árbitro que quando marcava alguma coisa dava só a falta ou no máximo o amarelo, quase lesionaram alguns jogadores importantes do Brasil.

Faltando dez minutos para o fim, Gervinho arrancou do campo de defesa até a linha de fundo, cruzou para Drogba, que livre, diminuiu, marcando o gol de honra da Costa do Marfim, sendo esse o primeiro gol que o Brasil sofre de africanos em Copas.


O clima esquentou no campo de jogo e por alguns momentos o jogo ficou paralizado por conta de discussões entre os jogadores, em uma dessas discussões Kaká levou cartão amarelo por iniciar uma pequena confusão dando um "chega pra lá" num jogador adversário. Três minutos após, o árbitro interpretou uma dividida de Kaká como faltosa, após o marfinense cair e valorizar e o árbitrou deu o segundo cartão amarelo para o brasileiro que acabou sendo expulso.

Kaká é expulso de campo no final da partida. Foto: FIFA

FICHA TÉCNICA
BRASIL 3 X 1 COSTA DO MARFIM


Local: Estádio Soccer City, em Johanesburgo (África do Sul)
Data: 20 de junho de 2010 (Domingo)
Horário: 15h30 (de Brasília)
Árbitro: Stephane Lannoy (FRA)
Assistentes: Eric Dansault e Laurent Ugo (FRA)
Cartões amarelos: Tiene, Keita e Tiote (CMA)
Cartão vermelho: Kaká (BRA)
Gols: BRASIL: Luis Fabiano, aos 25min do 1° tempo e aos 5min do 2° tempo e Elano, aos 16min do 2° do tempo
COSTA DO MARFIM: Drogba, aos 35 min do 2° tempo

BRASIL: Júlio César; Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Gilberto Silva, Felipe Melo, Elano (Daniel Alves) e Kaká; Robinho (Ramires) e Luis Fabiano
Técnico: Dunga

COSTA DO MARFIM: Barry; Demel, Kolo Touré, Zokora e Tiene; Yaya Touré, Eboue (Romaric), Tiote; Kalou (Keita), Dindane (Gervinho) e Drogba
Técnico: Sven Goran-Eriksson



por Aldir Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário