quarta-feira, 23 de junho de 2010

Austrália derrota Sérvia, mas não leva vaga adiante na Copa




Por causa de um saldo negativo, a seleção australiana tinha poucas chances de classificação. Mesmo assim, venceu a Sérvia, que só dependia de si, por 2x1, no Mbombela Stadium, em Nelspruit. O resultado eliminou as duas equipes. Alemanha e Gana seguem no Mundial.

Os australianos e sérvios pisaram a grama do Mbombela Stadium com configurações táticas semelhantes. Mas apenas semelhantes. A Austrália não contava com uma movimentação lateral tão perspicaz como os sérvios, que, com as tramas entre Ivanovic, Kuzmanovic e Krasic, sempre acabavam deixando um sérvio em boas condições de marcar. 

Ao todo, foram cinco chances claras da Sérvia, todas pelo lado destro do campo e quatro em jogadas rasteiras. Krasic, o jogador mais agudo da até então, teve três chances. Numa delas, aos 12 minutos, dirblou o goleiro e chutou por cima. Logo após, Schwarzer salvou arremate de Ivanovic, na risca da pequena área.

A Austrália só assustou em lances de bola aérea, em contragolpes. O time amarelo tentou aproveitar as subidas de Stankovic, que, mesmo bem no jogo na armação, por alguns momentos não conseguia voltar a tempo para recompor. No entanto, as luvas de Stojkovic só foram tocar a Jabulani no último minuto do primeiro tempo. O intervalo chegava anunciando a provisória eliminação de ambas as equipes.

Os australianos até demoraram para perceber as boas investidas do lado direito sérvio. Mas, quando resolveram marcar, tiveram pleno sucesso. Tanto que Krasic, de ótima etapa inicial, foi subtituído aos 16 minutos, tamanha a sua ineficiênia na volta do intervalo. Neste mesmo minuto, os alemães faziam 1 a 0 sobre Gana no Soccer City.

 Cahill coloca no canto de Stojkovic, e abre caminho para a vitória australiana. Foto: AFP

Com a defesa menos assediada, os australianos voltaram a atormentar com a bola aérea. Sem muita armação no meio, o jeito era levantar a bola da intermediária. Assim, aos 24, Tim Cahill cabeceou para marcar o gol inaugural da partida.

Os sérvios sentiram o gol. Quatro minutos depois, às costas de Stankovic, surgiu um ligeiro Holman. O australiano, que entrara no segundo tempo, arriscou ainda de fora da área. A bola foi no canto, inapelável: 2 a 0. O resultado ainda classificava a Austrália. Já os sérvios precisavam ao menos empatar, caso a vitória alemã se confirmasse no confronto simultâneo.

O técnico Radomir Antic lotou o time de avantes e empurrou os australianos para a defesa. Ofereceram o contragolpe, mas o adversário errou muitos gols, cara a cara com Stojkovic.

Com o controle tático e emocional, os australianos foram vitimados justamente pelo bom goleiro Schwarzer, que soltou um chute de longe nos pés de um dos atacantes que entraram no segundo tempo. Pantelic aproveitou: 2 a 1, aos 38 minutos.

A partir daí, até os 48, foi um sofrimento. Um time atacava com todas as suas forças, jogadores e recursos. Enquanto o detentor do resultado se fechava com bravura, inteligência e ainda buscava meios de responder em velocidade. No final, não adiantou o que os dois times fizeram dentro de campo. Pois as equipes, tanto de sérvios e australianos morreram abraçados juntos na Copa.

FICHA TÉCNICA
AUSTRÁLIA 2 x 1 SÉRVIA


Local: Estádio Mbombela, em Nelspruit, AFS
Data: 23/06/2010 (quarta-feira)
Horário: 15h30 (de Brasília)
Árbitro: Jorge Larrionda (Uruguai)
Assistentes: Pablo Fandiño e Mauricio Espinosa (ambos do Uruguai)
Cartões amarelos: Lukovic e Ninkovic (Sérvia); Wilkshire e Emerton (Austrália).
Gols: Cahill (Austrália), aos 23; Holman (Austrália), aos 28; e Pantelic (Sérvia), aos 38 minutos do segundo tempo.

AUSTRÁLIA: Schwarzer, Wilkshire (Richard Garcia), Neill, Beauchamp e Carney; Culina, Valeri (Holman), Emerton, Cahill e Bresciano (Chipperfield); Kennedy. Técnico: Pim Verbeek.

SÉRVIA: Stojkovic, Ivanovic, Vidic, Lukovic e Obradovic; Krasic (Tosic), Kuzmanovic (Lazovic), Stankovic, Ninkovic e Jovanovic; Zigic (Pantelic). Técnico: Radomir Antic.

Por: Ismail Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário