quinta-feira, 24 de junho de 2010

Eslováquia ganha e manda atuais campeões mais cedo para casa


A Eslováquia venceu a seleção italiana nesta quinta-feira por 3 x 1, e com isso a Itália foi desclassificada com uma campanha horrorosa . A Eslováquia se classificou em segundo e tem grandes chances de enfrentar a Holanda nas oitavas de final. Com o empate contra a Nova Zelândia, o Paraguai se classficou em primeiro e espera a definição logo mais entre Japão x Dinamarca no grupo F, para definir seu adversário nas oitavas.

O jogo

Em um jogo super movimentado principalmente no 2° tempo, a seleção da Eslováquia foi superior por ter mantido a calma nos 90 minutos, enquanto a Itália jogou tensamente, confundindo pressa com velocidade.

No começo da partida, a Itália foi para cima, tendo duas chances com Di Natale e Iaquinta,  mas os eslovacos seguroaram os 15 primeiros minutos e começaram a tocar a bola com tranquilidade, envolvendo muito bem a lenta defesa Azurra.

Com o jogador do Napoli, Hamsik, organizando o jogo, a Eslováquia começou a gostar do duelo e em uma saída de bola errada de De Rossi, os eslovacos abriram o placar com o atacante Vittek, depois de chute no canto direito do goleiro Marchetti. Logo após o gol sofrido, os italianos partiram para cima e conseguiram sua melhor chance em uma bola cruzada que o zagueiro Skertel quase mandou contra as próprias redes.

A Eslováquia estava perigosa nos contra-ataques e em uma jogada dura de Gattuso, Strba sofre um profundo corte no joelho, tudo indicava que ele iria sair e o reserva Kopunek começou a se aquecer, mas Strba com uma proteção voltou ao jogo mostrando raça e comprementimento ao seu país.


Cannavaro sai desolado de campo após eliminação dos atuais campeões. Foto: Getty Images

O segundo tempo foi de arrepiar, o jogo ficou movimentado e com vários gols. Surpreedentemente, quem foi para cima foi a Eslováquia que tentou surpreender com chutes de fora da área, mas não balançou as redes. A Itália intensificou seus ataques em bolas aéreas, e em um escanteio Quagliarella chutou e o zagueiro Skertel tirou em cima da linha.

Com este lance, os italianos ganharam moral e foram com tudo para cima esquecendo até mesmo de sua defesa. Em um contra-ataque a Eslováquia ganhou um escanteio que foi cobrado pelo craque do time Hamsik, a zaga cortou mal e bola volta para Hamsik que bate de primeira pegando a zaga italiana desprevenida, e Vittek, de novo, completou: 2x0.

Os jogadores italianos pareciam estar nervosos. Chiellini e Pepe receberam cartão amarelo. Com uma situação crítica o tecnico italiano resolve mudar a equipe e colocou a grande esperança do banco, Pirlo, saindo o meia Montolivo. A Itália melhorou seu toque de bola. Em uma tabela linda, a bola sobra para Quagliarella na frente do gol, o atacante chuta o goleiro defende e sobra debaixo do gol para Di Natale só escorar e partir para o abraço: 2x1.

Depois de resistir bravamente, Strba sai de campo exausto e entra Kopunek, que recebe um passe de arremesso de lateral. Em seu primeiro toque na bola ele já fez gol em uma bobeada incirvel da zaga italiana: 3x1. Com isto o time eslovaco foi para aquela máxima "bola pro mato que o jogo é de campeonato".


Em uma jogada de classe, Quagliarella, de fora da área, encobriu o goleiro Mucha e diminuiu: Itália 2 x 3 Eslováquia . Já nos acrescimos, em uma cobrança de lateral a bola passou por todo mundo e chega para Pepe, no segundo pau ele dá um carrinho e o sonho italiano de continuar buscando o quinto título mundial foi para fora.

FICHA TÉCNICA:
ESLOVÁQUIA 3 X 2 ITÁLIA


Local: Estádio Ellis Park, em Johanesburgo (África do Sul) 
Data: 24 de junho de 2010, quinta-feira 
Horário: 11 horas (de Brasília) 
Árbitro: Howard Webb (Inglaterra) 
Assistentes: Darren Cann e Michael Mullarkey (ambos da Inglaterra)
Cartões amarelos: Strba, Vittek, Pekarik e Mucha(Eslováquia) e Cannavarro, Chiellini, Pepe e Quagliarella (Itália)
Gols: Vittek, aos 24 minutos do primeiro tempo, e aos 28 da segunda etapa, e Kopunek, aos 43, para a Eslováquia. Di Natale, aos 35 do segundo tempo,  e Quagliarella, aos 46, para a Itália.

ESLOVÁQUIA: Mucha; Pekarik, Skrtel, Durika e Zabavnik; Strba (Kopunek), Kucka, Hamsik e Stoch; Vittek e Jendrisek (Petras).
Técnico: Vladimir Weiss.

ITÁLIA: Marchetti; Zambrotta, Cannavaro, Chiellini e Criscito (Maggio); Gattuso (Quagliarella), De Rossi e Montolivo (Pirlo); Pepe, Di Natale e Iaquinta.
Técnico: Marcello Lippi.



por Maycon Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário