sexta-feira, 25 de junho de 2010

Espanha vence Chile por 2 a 1 e ambos se classificam



O estádio Loftus Versfeld, em Pretória, abrigou o jogo Espanha e Chile. A seleção espanhola com a base do Barcelona buscou mais o jogo e encontrou um Chile nervoso, tenso, irreconhecível se comparado às outras partidas disputadas.

A Espanha começou acionando Fernando Torres. O Chile conseguiu atacar aos 11 minutos através de Estrada que arriscou e Casillas pegou. Houve um leve domínio do Chile naquele instante. O time espanhol fazia ligações diretas entre a defesa e o ataque sem a ação do seu meio-campo talentoso com Xavi e Iniesta, que se encontravam apagados.

O nervosismo levou o time sul-americano a fazer mais faltas. até que aos 24 minutos, David Villa fez um golaço do meio da rua após saída patética do goleiro Bravo que decidiu dividir com Fernando Torre,s que incomodava bastante na pequena área. Um dos gols mais bonitos da Copa do Mundo até aqui.

Aos 34, Beausejour sozinho mandou a bola pra rede do lado de fora. Aos 35, Fernando Torres caiu na área, mas não foi penâlti. Aos 36, Iniesta acordou e fez um gol colocado. Nesse mesmo minuto, Estrada foi expulso injustamente após toque por trás em Fernando Torres que desabou.

A arbitragem foi ruim do mexicano Marco Rodrigues. A primeira etapa foi movimentada com a Espanha assumindo a liderança do grupo H.

Comemoração do gol de David Villa. Foto: Getty Images

O segundo tempo começou aos 2 minutos com um gol de Millar por cobertura que entrara no time chileno. O time dos Andes voltou pro jogo. 2 a 1 pra Espanha e o empate sem gols entre Suíça e Honduras ajudava o time chileno a assegurar o segundo lugar do grupo.

A0s 9 minutos, Fernando Torres saiu para a entrada de Cesc Fabregas. Um atacante deu lugar a um centroavante, mas o jogo ficou morno. O resultado, mesmo com o Chile com dez, era interessante para os dois. Parecia um jogo de compadres.

Resumo da ópera: só o primeiro tempo valeu a pena com combate entre os dois times. O Chile, portanto, será o próximo adversário do Brasil nas oitavas de final.

A Espanha não encantou, mas se classificou e enfrentará o grande rival, Portugal. Quem sabe um espetáculo de maior plasticidade. A Fúria ainda não mostrou a que veio mas agora com o mata-mata pode crescer e o Chile é mais um país da esquadra sul-americana a passar de fase. Che Guevara adoraria ver os times latino-americanos se sobressaindo e brilhando na Copa. Guevara feelings típcios de Diários de Motocicleta, o excelente filme de Walter Salles.

Veremos o que acontece daqui por diante e se a Espanha florescerá.

FICHA TÉCNICA
CHILE 1 x 2 ESPANHA

Local: Estádio Loftus Versfeld, em Pretória (África do Sul)
Data: 25 de junho de 2010 (sexta-feira)
Horário: 15h30 (de Brasília)
Árbitro: Marco Rodríguez (MEX)
Auxiliares: Jose Luis Camargo e Alberto Morin (MEX)
Cartões amarelos: Medel, Ponce e Estrada (CHI)
Cartão vermelho: Estrada (CHI)
Gols: CHILE: Millar, aos 2min do 2° tempo
ESPANHA: Villa, aos 24min e Iniesta, aos 37min do 1° tempo

Chile: Bravo; Medel e Ponce e Jara; Isla, Vidal, Valdívia (Millar) e Marco Estrada; Alexis Sánchez (Orellana), Beausejour, Mark Gonzalez (Paredes)
Técnico: Marcelo Bielsa.

Espanha: Casillas; Sergio Ramos, Piqué, Puyol e Capdevila; Busquets, Xabi Alonso (Martinez), Iniesta e Xavi; Villa e Torres (Fàbregas)
Técnico: Vicente del Bosque.


Por Anna Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário