quinta-feira, 17 de junho de 2010

Com três de Higuain, Argentina goleia Coréia do Sul



Depois da Nigéria, a Argentina entrou em campo nessa quinta-feira para enfrentar a Coréia do Sul, pela segunda rodada do grupo B. Os sul-coreanos estrearam com uma boa vitória sobre a Grécia, e os argentinos também venceram na rodada de estreia. Se esperava uma boa partida por ser o confronto de duas seleções que apresentaram um bom futebol na primeira rodada, e a partida foi apenas razoável, mas boa de se ver.

O jogo

Desde o início da partida a Argentina viu que não seria tão fácil passar pelos sul-coreanos, que se postaram religiosamente defensivos o tempo inteiro. A seleção argentina tinha uma posse de bola esmagadoramente maior, mas não conseguia penetrar na área da Coréia do Sul, que raramente tentava sair em contra-ataques. Em determinado momento a Argentina tinha 62% de posse de bola, menor apenas do que o conseguiu Brasil contra Coréia do Norte e da Espanha contra a Suíça.

Com a defesa coreana congestionada, a solução seria a bola parada, e foi assim que a Argentina abriu o placar, a exemplo da partida com a Nigéria. Falta pelo lado esquerdo do ataque argentino, Messi cobra e coloca no meio da área, e Park Chu Young desvia de canela contra o próprio gol. Argentina 1 à 0.

O jogo continuava amarrado, mas a Coréia não saia da defesa, mesmo tendo de correr atrás do placar. Aos 33 minutos, Maxi Rodriguez cruza, Burdisso desvia e Higuain marca de cabeça seu primeiro gol na Copa e amplia o marcador, Argentina 2 à 0.

Destaque para Messi, que aos 44 minutos driblou 2 jogadores, limpou de mais dois e quase marcou um gol de cobertura da entrada da área. A bola caprichosamente saiu pela linha de fundo. Mas aos 47 minutos, numa falha incrível de Demichelis, Lee Chung Yong aproveitou e diminuiu, deixando o jogo bom para o segundo tempo. 2x1 para a Argentina.

No segundo tempo a Coréia voltou disposta a empatar a partida, e a posse de bola da Argentina que era muito maior, diminuiu drasticamente. Os asiáticos dominaram toda a segunda etapa, com grandes chances de gols que não conseguiram aproveitar, enquanto os argentinos saiam em rápidos contra-ataques levando perigo ao gol de Sung Ryong, que fez várias boas defesas durante o segundo tempo.

Higuain comemora o hat-trick. Foto: FIFA.com

Aos 31 minutos da etapa derradeira, Messi carregou a bola, driblou e chutou, o Ryong defendeu com os pés, no rebote Messi chutou e a bola bateu na trave sobrando caprichosamente para Higuain marcar seu segundo gol. Argentina 3 à 1.

A Coréia do Sul sentiu o terceiro gol argentino, e com a ajuda da genialidade de Messi, que acertou um grande passe para Agüero que cruzou para Higuain marcar mais um e se tornar o artilheiro da Copa até agora. Final de partida, Argentina 4x1 Coréia do Sul.

Ficha do Jogo:

Local: Soccer City, em Johanesburgo, AFS

Data: 17/06/2010 (quinta-feira)
Horário: 8h30 (de Brasília)
Árbitro: Frank de Bleeckere (BEL)
Assistentes: Peter Hermans (BEL) e Walter Vromans (BEL)
Público: 82.174 torcedores
Gols: Chu-Young (contra), aos 15; Higuaín (Argentina), aos 33 minutos do primeiro tempo e aos 31 e 36 do segundo; e Lee Chung-Youg (Coreia do Sul), aos 45 minutos do primeiro tempo. 
Cartões amarelos: Ki-Hun e Chung-Yong (Coreia do Sul); Mascherano, Heinze e Gutiérrez (Argentina). 

ARGENTINA: Sérgio Romero; Jonás Gutiérrez, Martín Demichelis, Walter Samuel (Burdisso) e Gabriel Heinze; Javier Mascherano, Maxi Rodríguez e Ángel Di María; Lionel Messi, Carlos Tévez (Agüero) e Gonzalo Higuaín (Bolatti).
Técnico: Diego Maradona.

COREIA DO SUL: Sung-Ryong; Beom-Seok, Yong-Hyung, Jung-Soo, Young-Pyo; Sung-Yueng (Kim Namil), Jung-Woo; Lee Chung-Youg, Ki-Hun, Park Ji-Sung; Chu-Young (Dong-Gook).
Técnico: Huh Jung-moo.


Por: Aldir Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário