sexta-feira, 11 de junho de 2010

África do Sul deixa escapar vitória na abertura com falha no segundo tempo



Muitas vuvuzelas, ansiedade e o estádio lotado marcaram antes do início da partida de abertura da Copa do Mundo. Em campo África do Sul e México mostraram o que muitos já imaginavam, muita ansiedade com a bola nos pés e cautela na hora de atacar.

A torcida sul-africana não parou de tocar as já tradicionais vuvuzelas nenhum minutos, mas a equipe do México não se entimidou e teve na maior parte do tempo grande posse de bola, que chegou a ser de 61% em determinado momento da primeira etapa. Os mexicanos tinham a bola, mas não mostravam objetividade com ela, tocavam a pelota no meio de campo enquanto os Bafana Bafanas seguiam a tática de Carlos Alberto Parreira em se defender e sair com velocidade no contra-ataque.

Mesmo com a defesa fechada e a pouca objetividade dos mexicanos, o veloz atacante Giovanni dos Santos conseguiu se destacar e com jogadas de mais habiliadade e velocidade o atacante do Galatasaray deu passes precisos a seus companheiros e também levou perigo ao gol do goleiro Khune, da África do Sul. O México ainda teve um gol bem anulado de Franco, que após escanteio e a saída em falso do goleiro sul-africano ficou livre apenas com um zagueiro a sua frente no momento do passe para ele.

Essa foi a tônica do primeiro tempo, com algumas chances do México, quase todas saindo dos pés de dos Santos, por assistências ou por chutes do mesmo e a África do Sul tentando no final da primeira etapa cruzar bolas na pequena área, para aproveitar a baixa estatura do goleiro mexicano, Perez.


África do Sul e México ficam no empate na abertura da Copa. Foto: FIFA


O segundo tempo começou bem melhor, com uma maior movimentação e numa saída de contra-ataque rápida com troca de passes envolventes, Tshabalala apareceu com liberdade na entrada da área e mandou um belo chute no ângulo de Perez. África do Sul 1 à 0.

A euforia da torcida bafana bafana contagiou a todos e parecia que o estádio iria estremesser de tanto barulho de vuvuzelas. E essa euforia aumentou ainda mais porque a África do Sul melhorou na segunda etapa, deixou de ficar apenas na defesa e com o México precisando do resultado saiu em alguns contra-ataques velozes e perdeu algumas boas chances de matar a partida.

Como aquele velho ditado do futebol diz, quem não faz toma, e foi o que aconteceu, numa bola cruzada para a área aos 34 minutos do segundo tempo, a zaga da África do Sul sai fazendo linha de impedimento, e o capitão Mokoena fica plantado no meio da área dando condições para Rafa Marques dominar e empatar a partida.

Aos 45 minutos do segundo tempo a África do Sul tem uma chance de ouro. Em contra-ataque, Mphela consegue dar um toquinho na bola entre dois mexicanos, que caprichosamente beija o pé da trave esquerda de Perez e não entra. Final de jogo em Johannerburgo, África do Sul 1x1 México.

Ficha do jogo:


África do Sul:                               México:
16 - Khune                                      1 - Perez
  2 - Gaxa                                      12 - Aguilar <
  4 - Mokoena (C)                           5 - Osorio
20 - Khumalo                                  2 - Rodriguez
15 - Thwala <                              3 - Salcido
  8 - Tshabalala (G)                          4 - Rafa Marques (G)
13 - Dikgacoi //                             16 - Juarez   
12 - Letsholonyane                          6 - Torrado (C)   
11 - Modise                                  17 - Giovanni dos Santos
10 - Pienaar <                            11 - C. Vela <
  9 - Mphela                                    9 - Franco <

  3 - Masilela // >                      10 - Blanco >
17 - Parker >                           14 - Hernandez >
                                                     18 - Guardado >




Arbitragem: 


Ravshan Irmatov (UZB)
Rafael Ilyasov (UZB)
Bakhadyr Kochkarov (KGZ)

Estádio Soccer City, Johanesburgo - 14º


por Aldir Junior


Nenhum comentário:

Postar um comentário