domingo, 13 de junho de 2010

Gana vence a Sérvia por um placar magro: 1 a 0



Mais um jogo fraco nesta Copa do Mundo. A Jabulani deve estar tristinha, após um lampejo de felicidade nos jogos do sábado. Na abertura do grupo D que tem a toda-poderosa Alemanha, Sérvia e Gana protagonizaram um jogo com muitas finalizações, mas pouca eficiência.

Gana nem lembrava a correria de 2006, quando foi eliminada pelo Brasil nas oitavas de final. Muito lenta e errando muito as finalizações, era outra Gana. Sim, o desfalque de Essien foi sentido. O volante do Chelsea é um dos mais talentosos do mundo.

O início da partida foi movimentado, mas depois as duas equipes desaceleraram, numa postura mais cautelosa, principalmente da parte ganesa. O time sérvio parecia ter mais dificuldade para acertar os passes.

A chegada mais perigosa, foi a de Gana, através de Mensah, que aos 19 minutos, mandou pra fora após batida de falta. Nessa altura da peleja, a Sérvia havia finalizado uma vez e Gana, cinco.

Os sérvios, através de Stankovic e Pantelic, cometeram erros grosseiros, maltratando muito a Jabulani, cuja leveza será desculpa para muito perna de pau nessa Copa da África do Sul. E Pantelic, centroavante do Ajax, era a maior esperança sérvia, que disputou a sua primeira Copa do Mundo como país independente. A Sérvia era um pedaço da Iugoslávia e em 2006, um mês antes da Copa da Alemanha, já havia se separado de Montenegro, mas disputou a competição como Sérvia e Montenegro.

Aos 38 minutos, Stankovic mandou um chute forte, em que o golerio ganês Kingson bateu roupa, quase se complicando. O time africano ficava, à essa altura, muito na defensiva.

Resumo da ópera da primeira etapa: jogo fraco tecnicamente, lento, cadenciado, com a seleção de Gana com mais volume de jogo. Parece que o erro de Gana de 2006 se repetiu, chegar à linha de fundo, mas com finalizações erradas.

No segundo tempo parecia que a partida melhoraria. Aos 8 minutos, Boateng deu um toque de cabeça que bateu na trave sérvia ganhando a disputa de Vidic, jogador badalado do Manchester United. Aos 11, Ajew bateu uma falta, com perigo, forte.

Pelo lado sérvio, Pantelic mandou para Zigic, que quase marca, aos 13 minutos. Asamoah Gyan respondeu pelo time de Gana aos 14 minutos e quase acerta o gol, de cabeça.

O jogo apresentou uma sensível melhora, com jogadas pelos lados e mais cruzamentos. Mas
as pichotadas acabam por acontecer, mesmo assim. E aos 29 minutos, Lukovic foi expulso, deixando a Sérvia com um homem a menos.

Aos 33, Krasic quase fez seu gol após falha de Pantelic, em que Kingson espalmou no reflexo, numa excelente defesa. E na sequencia da jogada, o goleiro ganês salvou de novo. Gana não conseguia aproveitar a vantagem numérica até que aos 37, Kuzmanovic colocou a mão dentro da área e Hector Baldassi, o juiz argentino que apitou a final da Libertadores de 2008 entre Fluminense e LDU, marcou a penalidade máxima. Asamoah Gyan, aos 39, converteu o penâlti e a comemoração teve até uma dancinha, discreta para os padrões africanos, até.

Aos 48, Asamoah Gyan invadiu a área sérvia pela esquerda, tirou a bola do goleiro Stojkovic, chutou cruzado, mas a bola bateu caprichosamente na trave, o que liquidaria a fatura.

Gyan converte pênalti e dá a vitória aos "Estrelas Negras". Foto: FIFA

O futebol de Gana não é mais aquele. Foi um futebol marcado pelo pragamtismo e a vitória por 1 a 0 colocou o time africano, na frente, numa disputa pela segunda vaga do grupo, que tem a Alemanha, desfalcada de Ballack, e um pouco desfigurada, como a grande favorita à primeira posição do grupo D. Foi um placar magro, mas que coloca o time ganês como líder de seu grupo. Pelo menos até o jogo entre Alemanha e Austrália, às 15h30, horário de Brasília. Vitória do primeiro time africano na histórica Copa da África do Sul.

Por Anna Barros


FICHA TÉCNICA
SÉRVIA 1 X 0 GANA


Local: Estádio Loftus Versfeld, em Pretória (África do Sul)
Data: 13/06/2010 (domingo)
Horário: 11h (de Brasília)
Público: 38.833 torcedores
Árbitro: Héctor Baldassi (Argentina)
Assistentes: Ricardo Casas e Hernan Maidana (ambos da ARG)
Cartões amarelos: Zigic e Lukovic (Sérvia); Vorsah e Tagoe (Gana).
Cartão vermelho: Lukovic (Sérvia).
Gol: Gyan (de pênalti), aos 40 minutos do segundo tempo.

SÉRVIA: Stojkovic, Ivanovic, Lukovic, Vidic e Kolarov; Milijas (Kuzmanovic), Stankovic, Krasic e Jovanovic (Subotic); Zigic (Lazovic) e Pantelic.
Técnico: Radomir Antic.

GANA: Kingson, Pantsil, Vorsah, Jonathan Mensah e Sarpei; Annan, Boateng (Addy), Ayew e Tagoe; Asamoah (Appiah) e Gyan (Owusu-Abeyie).
Técnico: Milovan Rajevac.

Nenhum comentário:

Postar um comentário