terça-feira, 15 de junho de 2010

Brasil vence Coréia do Norte na estréia com dificuldades


Cercada de muita espectativa, a seleção brasileira entrou em campo nos estádio Ellis Park para fechar o dia de jogos pela Copa do Mundo. Depois de vários jogos decepcionantes de equipes favoritas ao título, se esperava uma atuação de melhor nível do Brasil contra uma fraca e misteriosa seleção da Coréia do Norte.

Em termos de mistérios o Brasil não ficou pra trás, com inúmeros treinos secretos durante a sua preparação, se esperava no mínimo uma atuação de bom nível e sem sustos contra a Coréia do Norte. Após ver na estréia dos grupo Costa do Marfim e Portugal estrearem com um futebol de marcação muito forte, o que viria contra o Brasil não seria diferente.

Um dos momentos mais marcantes da Copa foi a imagem do atacante Tae Se, que é japonês de nascença, mas tem origens norte-coreanas e foi aceito para jogar pela seleção norte-coreana. O atacante se emocionou e chorou durante a execução do hino da Coréia do Norte.

Atacante Tae Se se emociona durante o hino. Foto FIFA

O jogo


O Brasil entrou em campo sem nenhuma novidade, com o tradicional esquema com três volantes, mesmo contra a Coréia do Norte, que veio a campo com cinco zagueiros e disposta a marcar o tempo inteiro. Mesmo assim o jogo começou com o Brasil nervoso, errando passes e a Coréia do Norte conseguindo sair em contra-ataques com seu único e perigoso atacante, Tae Se, considerado o "Rooney asiático". Mas a maior dificuldade encontrada pelos norte-coreanos foi o isolamento de Tae Se no ataque, sem ter com quem jogar.

Mesmo com esporádicos contra-ataques, a seleção brasileira era quem tinha o controle da partida, com amplo domínio e posse de bola, mas teve dificuldades por centralizar demais o seu jogo enquanto seus laterais abriam livres e não recebiam, com isso o jogo ficou sem muitas emoções, mas com algumas chegadas boas em alguns momentos. E assim terminou o primeiro tempo sem brilho dos brasileiros.

No segundo tempo os times voltaram o mesmo, mas o Brasil começou a jogar melhor. Ainda com Luis Fabiano com muita vontade e fazendo muitas faltas. Após alguns lances de perigo e mais volume de jogo, aos 10 minutos, Maicon quase na linha de fundo manda um "chutaço" sem ângulo e marca um golaço. Brasil 1 à 0.

O Brasil se mostrava mais objetivo, destaque para Michel Bastos, que deu uma caneta em seu marcador e logo após um drible da vaca. Mas apesar da melhora em campo, Kaká não estava bem em campo, e com isso, além dos três volantes, o setor de criação da seleção ficou deficiente.

Com o gol a Coréia do Norte se desestruturou e não teve forças para reagir, além do cansaço dos jogadores, e 10 minutos após o primeiro gol, Robinho dá uma assistência magnifica da entrada da área para Elano, livre, marcar o segundo gol. Logo após o gol Elano deu lugar a Daniel Alves, em substituição já planejada antes do gol.

Depois do segundo gol a seleção brasileira relaxou mais e jogou mais valorizando o resultado, e mesmo assim teve algumas chances de marcar o terceiro, mas não aproveitou. inclusive com algumas boas intervenções do goleiro Myong Guk. No final da partida, em momentos de distração, mesmo com o time cansado, a Coréia do Norte teve algumas chances de marcar seu gol, até que Yun Nam marcou. Gol histórico dos norte-coreanos que comemoraram como se fosse final de Copa do Mundo. E se não fosse pelo preciosismo de Tae Se, a Coréia poderia até ter empatado a partida.

Jogadores da Coréia do Norte comemoram gol. Foto: FIFA

O jogo terminou assim, com o Brasil sem brilho, mais uma vez, tomando sufoco e sem fazer saldo de gols contra a fraca Coréia do Norte, mas conseguiu vencer.

FICHA TÉCNICA:
BRASIL 2 X 1 COREIA DO NORTE


Local: Estádio Ellis Park, Johanesburgo (África do Sul)
Data: 15/06/2010 (terça-feira)
Horário: 15h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Viktor Kassai (HUN)
Assistentes: Gabor Eros e Tibor Vamos (HUN)
Gol: BRASIL: Maicon, aos 10min do 2° tempo e Elano, aos 26min do 2° tempo. 
COREIA DO NORTE: Yu Nam, aos 38 do 2° tempo
Cartões amarelos: Ramires (BRA)

BRASIL: Júlio César; Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Gilberto Silva, Felipe Melo (Ramires), Elano (Daniel Alves) e Kaká (Nilmar); Robinho e Luis Fabiano.
Técnico: Dunga

COREIA DO NORTE: Myong-Guk; Jun-Il, Nam-Chol, Jong-Hyok, Kwang-Chon e Chol-Jin; In-Guk (Kum Il), Yong-Hak, Yun-Nam e Yong-Jo; Jong Tae-Se. 
Técnico: Kim Jong-Hun.



por Aldir Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário