sexta-feira, 2 de julho de 2010

Uruguai vence Gana nos penâltis e vai para a semifinal


O jogo começou movimentado com o Uruguai partindo para cima, com Forlán. O Uruguai jogou no 4-4-2 com Alvaro Fernandez, na direita e Cavani, na esquerda, modificando seu esquema habitual. Houve muitas cobranças de escanteios e faltas principalmente pelo lado do Uruguai. Gana só chegou ao gol aos 20 minutos em bola de fora da área de Muntari . Muslera falha e a jabulani faz curva. Finalmente, a seleção ganesa chegou com bolas paradas e o time recuado. Gana jogou no 4-1-4-1. Aos 44, Boateng manda de bicicleta e quase faz um gol de placa.

O segundo tempo foi marcado com as duas seleções tirando o pé do acelerador. Mas mesmo assim, Fórlan, que viria ser o homem do jogo, fez um golaço de falta, empatando o jogo em 1 a 1. Os times estavam mornos na segunda etapa e El Loco Abreu, atacante do Botafogo, entrou aos 30 minutos.

A partida foi para a prorrogação, o que comprovaria que seria para cardiopatas. O primeiro tempo foi assim, assim, com Gana se mostrando mais preparada fisicamente, mais inteiro que os charruas.

O segundo tempo da prorrogação evidencia o desgaste das equipes. Aos 9, Asamoah Gyan manda para o gol e a defesa uruguaia salva. Aos 15, Luis Suarez deu uma de jogador de vôlei e salva a bola com uma cortada na linha do gol. O juiz o expulsa e marca o penâlti. Aos 16min e 20, Asamoah Gyan perde a penalidade máxima com a bola batendo no travessão.

O jogo passa a ter recheio de drama e vai para a disputa de penâltis. O que ninguém esperava era que Muslera, que falhara no gol de Gana, se redimiria e salvaria a Celeste Olímpica, em duas penalidades, de Mensah e na de Addyah. Asamoah Gyan, com personalidade, converte, assim como Appiah.

Jogadores perfilados vendo a cobrança de Abreu, que deu a classificação uruguaia. Foto: Getty Images

O Uruguai só desperdiçou uma cobrança com Maxi Pereira, em que a bola foi parar em Montevideu . Os outros converteram: Forlan, Victorino e o veterano Scotti. Por último, El Loco Abreu faz uma cavadinha e leva o Uruguai às semifinais de uma Copa do Mundo de 2010 após 40 anos. Resultado: 4 a 2.

E, assim, enfrentará a Holanda, que eliminara o Brasil, mais cedo. A partida de hoje foi digna de um roteiro de filme épico com trilha sonora de Jorge Drexler. Nem Eduardo Galeano em seus geniais livros imaginaria um fim de capítulo dessa forma para a Celeste.

FICHA TÉCNICA:
URUGUAI 1 X 1 GANA (4 a 2 nos pênaltis)

Local: Estádio Soccer City, Johanesburgo (África do Sul)
Data: 02/07/2010 (sexta-feira)
Horário: 15h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Olegario Benquerenca (POR)
Auxiliares: José Cardinal e Bertino Miranda (POR)
Cartão amarelos: Fucile, Arévalo, Peréz (URU) Pantsil, Sarpei, Mensah (GAN)
Gols: GANA: Muntari, aos 47min do 1° tempo
URUGUAI: Forlán, aos 9min do 2° tempo

URUGUAI: Muslera; Maxi Pereira, Lugano (Scotti), Victorino e Fucile; Diego Pérez, Arévalo, Álvaro Fernández (Lodeiro) e Forlán; Cavani (Abreu) e Suarez
Técnico: Oscar Tabárez

GANA: Kingson; Pantsil, Vorsah, John Mensah e Sarpei; Annan, Boateng, Muntari (Adiyah), Asamoah e Inkoom (Appiah); Gyan
Técnico: Milovan Rajevac


Por Anna Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário