domingo, 11 de julho de 2010

Espanha agora é Campeã do Mundo


 Depois de 63 jogos e 144 gols, às 20h30 (horário da África do Sul) começou a grande e decisiva final da Copa do Mundo de 2010. Uma final inédita, um campeão inédito e em um continente inédito. Infelizmente nesta final teve um perdedor, as duas seleções mereciam muito chegar a decisão, quem vencesse entraria para a galeria dos Campeões e quem perdesse poderia se orgulhar por poder chegar tão longe, jogando bem, encantando o mundo.

As duas seleções jogaram parecidas nesta Copa, troque de passes constantes e mantendo a paciência até chegar ao gol. Vieram também com a disputa do artilheiro e o melhor jogador da Copa. De um lado o eficiente Sneijder que é um jogador capaz de fazer belos passes e gols espetaculares e tem uma grande habilidade tanto na defesa como no ataque. Do outro o goleador Villa que é versátil, tem uma ótima movimentação e uma excelente mira, com isso explora todas as chances de gols. Ele é eficiente tanto jogando isolado no ataque, como mais atrás dando boas assistências para seu companheiro de ataque. Holanda ainda tem o craque Robben contra Xavi e Iniesta, decisivos para a Fúria, aliás, a Espanha tinha jogadores mais decisivos que a Laranja para este jogo tão importante. Para a Holanda mais uma final, a terceira. E para a Espanha já uma grande conquista, era sua primeira final em Mundiais, a melhor seleção de sua história.

Será que agora vai? Essa é a pergunta feita por nós e principalmente pelos torcedores holandeses antes da Copa começar. Em sua história a Laranja Mecânica mostrou expectativa antes de alguns Mundiais com um time mágico e na hora de decidir não decidia. A seleção desta COPA novamente veio muito forte, com jogadores habilidosos e com uma nova mentalidade agressiva, decidida e um estilo muito flexível. Ostentava antes da final uma série invicta: 25 jogos, com 20 vitórias e 5 empates. Na primeira fase do Mundial não mostrou um grande futebol, mas conseguiu vencer os dois jogos com naturalidade e tranqüilidade. Nas oitavas de final uma das surpresas deste Mundial: a Eslováquia, mas também venceu bem. O grande desafio então estava nas quartas de final. Era nada mais que o Pentacampeão do Mundo, a seleção mais temida: o Brasil. Fez um 1° tempo pavoroso, mas manteve a tranqüilidade e voltou para a etapa final com mais disposição, virou o jogo soube controlar a partida e vencer os Brasileiros. Na semifinal mais uma grata surpresa: o Uruguai. Vencendo também por placar apertado conseguiu assegurar pela terceira vez uma vaga na final.

A Fúria neste Mundial veio confiante tentar um feito inédito, conquistar a Copa do Mundo. Desde 1950 ela não chegava entre os quatros primeiros colocados, aliás, só neste Mundial de 50 que ela tinha chegado a uma semifinal. Neste ano a Espanha tinha motivos para crer que poderia quebrar este tabu (e quebrou) de chegar a final e até ser Campeã. Nesta temporada a Fúria apostava em um time com uma inovação tática, ela jogava diferente das outras seleções. Na fase inicial estreou desafortunadamente perdendo para Suíça, mas como sempre não mereceu perder. Dominou todo jogo, trocando passes, só que o gol não saiu. Depois vitórias frente Honduras e Chile. Nas oitavas de final pegou o vizinho Portugal, novamente dominou o jogo, teve inúmeras chances de marcar e venceu. Na fase seguinte o adversário mais difícil desta Copa, e por incrível que pareça, o Paraguai. Eles descobriram como marcar a Fúria, e deu muito trabalho para os Espanhóis, mesmo assim venceram com um gol sofrido. Já na semifinal a maioria que não torcia pela Alemanha e Espanha apostou nos Germânicos. Mas parece que a comissão técnica da Alemanha não viu o último jogo sofrido da Fúria contra o Paraguai e deixou a Espanha a vontade para tocar a bola e fazer todas as jogadas possíveis. Esperavam o contra-ataque, que os Espanhóis não deram, aliás, a defesa da Fúria é uma das melhores, rápida, precisa e fazedora de gol. O gol da vitória sobre os Alemães foi do zagueiro Puyol, que foi nas alturas fazer o gol e elevar a felicidade de toda nação Espanhola.

A grande final da Copa do Mundo começou com muitas faltas e muitos cartões amarelos, cinco no total. Mas a Espanha começou melhor, tanto que aos 4 minutos em uma falta cobrada por Xavi o Sérgio Ramos mergulhou de cabeça e o Stekelenburg efetuou ótima defesa. No rebote Piqué tentou, mas o goleiro novamente salvou. A Fúria começou mais constante e aos 10 minutos Iniesta tocou para o Sérgio Ramos que cruzou na área, mas Heitinga tirou a bola. Um minuto depois Villa tentou de primeira, a bola passou perto. Aos 17 minutos a Holanda equilibrou o jogo e Sneijder cobrou falta nas mãos do Casillas. Já aos 43 minutos Xabi Alonso encheu o pé na cobrança de falta e levou perigo para a Holanda. E por fim, aos 46 minutos Robben chutou ao seu estilo e Casillas novamente salvou.

O 2° tempo da final do Mundial de 2010 igual a etapa inicial. Logo aos 3 minutos escanteio cobrado por Xavi e Puyol tentou de cabeça, a bola sobrou com Capdevila que furou. Já aos 9 minutos Xavi, sempre ele, cobrou falta com perigo. Quatro minutos depois Heitinga pegou a sobra dentro da área e jogou de cabeça a bola pra fora. Mais três minutos e uma das grandes chances desta final. Robben recebeu um lindo passe foi sozinho, entrou livre dentro da área e Casillas operou um milagre salvando com as pontas da chuteira. Com a entrada de Jesús Navas a Fúria melhorou muito, tanto que o próprio Navas fez linda jogada e cruzou, Heitinga furou feio e a bola sobrou para David Villa que quase marcou o gol. Já aos 32 minutos escanteio cobrado mais uma vez por Xavi, Sérgio Ramos de cabeça quase marcou. Seis minutos depois mais uma vez Robben teve a final, a taça nas mãos. Novamente recebeu lindo passe, ganhou na velocidade do Puyol. E de novo, o herói da Fúria, Casillas salvou novamente a Espanha. A partida então foi controlada pelas duas seleções até o final. Mais uma final de Copa foi para a prorrogação.

Na prorrogação a Espanha começou com tudo. Já aos 4 minutos Fábregas ficou na cara do gol, mas o goleiro Stekelenburg salvou a Laranja. No minuto seguinte a Holanda respondeu com Mathijsen de cabeça. Mais três minutos e o Iniesta teve uma grande chance, mas foi desarmado. Aos 10 minutos Navas fez grande jogada, a bola desviou e morreu na rede, pelo lado de fora. Três minutos depois foi a vez do Fábregas perder a chance. No 2° tempo da prorrogação Heitinga foi expulso. A Holanda pediu para alguém ser expulso, bateu muito na final, levou oito cartões amarelos. Já aos 6 minutos Xavi cobrou falta e goleiro Laranja sai bonito pra salvar. Aos 10 minutos Sneijder cobrou falta com perigo. Aos 12 minutos do 2° tempo da prorrogação o lance decisivo da Copa do Mundo de 2010. Fábregas achou o Iniesta completamente livre dentro da área. Iniesta então se preparou e chutou, encheu o pé PRUUUUUUUUUUUUUFUUUUUUUUUUUUNDUUUUUUUUUGOOOOOOOOOOL. O gol do título, festa entre os Espanhóis dentro do campo, festa entre os torcedores, festa do polvo e festa do Narrador_10. A Holanda tentou colocar pressão no final, mas não adiantava o título já era do Espanha.

Final de jogo, final de Copa do Mundo. Espanha merecidamente Campeã do Mundo pela primeira vez em toda sua história. Foi uma festa sensacional dos Espanhóis, emoção entre os jogadores e emoção entre os torcedores.

A Copa chega ao seu final e eu queria agradecer a todos vocês que estiveram presente comigo e toda equipe aqui do Blog da Copa durante todos estes 30 dias. Do fundo do meu coração, muito obrigado.


Por: Narrador_10

Nenhum comentário:

Postar um comentário